Parte 2 || Scallabis

Continuando a série de posts sobre o Itinerário XVI vamos agora analisar a sua passagem por Santarém rumo a Tomar. Não restam muitas dúvidas sobre a associação do povoado que ocupava o morro de Santarém a Scallabis. Segundo o Itinerário, esta estação estava a 32 milhas de Ierabriga, distância compatível com o percurso entre o Povoado dos Castelinhos e a base do morro de Santarém junto à margem direita do Tejo (ver post anterior).

Item ab OLISIPONE BRACARAM AUGUSTAM  m.p. CCXLIII
Ierabriga m.p. XXX
Scallabis m.p. XXXII
Seilium m.p. XXXII

Fig. 1 – Traçado da Via Ierabriga Scallabis passando por Alenquer (miliários) e Ota (castro). m.p. XXXII

De Scallabis a via continuava até Seilium percorrendo, segundo o Itinerário, 32 milhas. Ora, este valor parece insuficiente para cobrir o percurso entre Santarém e Tomar dado que a distância em linha recta se aproxima já das 31 milhas. Deste modo, é provável que a via seguisse pela margem do rio e não uma rota mais interior passando por Torres Novas como tem sido proposto (Mantas, 1996; Romão, 2012). Aliás, este corresponde ao trajecto descrito pelo Padre Castro no seu Roteiro Terrestre para a Estrada Real de Santarém a Tomar.

A partir de Santarém a via seguia por quatro milhas (uma légua) até à “Cruz da Entrada”, também designada por Cruz da Légua , havendo vestígios romanos nas proximidades (Cirne). Logo depois fazia a travessia o rio Alviela para daí cruzar a antiga Ilha de Alvisquer por Azinhaga rumo à Golegã (Figura 2). Inicialmente fizemos passar a via próximo do importante povoado fortificado de Chões de Alpompé (a 8 milhas a norte de Santarém) e do povoado de Pombalinho (vestígios de ocupação que remonta à Idade do Bronze).

Fig. 2 – Novo traçado da via a norte de Santarém (azul), seguindo pela antiga Ilha de Alvisquer. A marcação miliária coloca a milha XII em Azinhaga, possível mutatio.

No entanto, a marcação miliária aponta para um traçado mais recto seguindo em direcção a Azinhaga, a 12 milhas a Santarém, sugerindo que neste local haveria estação viária, provavelmente uma mutatio.  Aliás, o topónimo Azinhaga remete para a existência da via (do árabe, “o-caminho”). O troço em causa começa na Cruz da Légua (4 m.p. a Santarém), onde há vestígios romanos (Cirne) e segue pela antiga Ilha de Alvisquer até Azinhaga (Figura 2).

Cruzava depois o Rio Almonda em direcção à Golegã, mas a partir daqui as dúvidas acentuam-se, dado que não foi ainda possível determinar o local onde se fazia a travessia da Ribeira de Beselga. Existem várias possibilidades que reduzimos a três hipóteses. A primeira hipótese seguia mais a ocidente por Paialvo, trajecto mais de acordo com a viação antiga pois cruza a Ribeira da Beselga mais a montante . A segunda hipótese (cor rosa) seguia um percurso mais recto a Tomar cruzando a Ribeira de Beselga junto do miliário dos Santos Mártires. Por fim, existe ainda a hipótese da via seguir o percurso da antiga “Estrada Real” Santarém-Tomar passando em Atalaia e Asseiceira e Santa Cita, seguindo depois a margem direita do Nabão até Tomar.

Fig. 3 – Possíveis variantes entre a Golegã e Tomar. A actual proposta faz passar a via por Paialvo. A rosa o traçado por Atalaia, bifurcando em duas variantes, uma passando junto do miliário de Santos Mártires e outro por Asseiceira.

Na Carta de Doação da albergariam de Saiceira em 1222 a Pedro Ferreiro e a Maria Vasques, sua mulher, com a “condição de a aproveitarem e utilizarem melhor do que os seus antecessores”, refere como limite oeste da propriedade a ‘strata colimbriana ad Sanctarem’ desde a “Conchada de Beselga” até ao término ‘inter ambas lagonas´ (PMM doc 72), no entanto, a localização destes locais é incerta e não sabemos a qual das hipóteses se refere.

Em síntese, a via de Santarém a Tomar seguia uma rota paralela ao rio Tejo até à Golegã, mas a partir daqui parece bifurcar, um ramo seguindo mais a oeste por Paialvo, Fungalvaz, Ansião e Eira Velha, em direcção a Coimbra, e outro, o referido no Itinerário, seguia directo a Tomar para aí cruzar o rio Nabão, continuando por Ceras rumo a Conímbriga. No entanto, não há acerto com as distâncias indicadas no documento para a etapa seguinte entre Seilium e Conimbriga, pois o Itinerário indica 34 milhas, valor manifestamente insuficiente para cumprir o percurso entre Tomar e Conímbriga, problema que será abordado na Parte 3 desta série de artigos, a propósito da localização de Seilium.

O Itinerário de Olisipo a Bracara – Parte 1

Item ab OLISIPONE BRACARAM AUGUSTAM  m.p. CCXLIII
Ierabriga m.p. XXX
Scallabis m.p. XXXII
Seilium m.p. XXXII
Conimbriga m.p. XXXIIII
Aeminium m.p. X
Talabriga m.p. XL
Langobriga m.p. XVIII
Cale m.p. XIII
Bracara m.p. XXXV

Este grande itinerário ligava o porto de Olisipo a Bracara, decalcado o antigo eixo viário que perdura até aos dias hoje. Apesar da sua importância e de conhecermos o seu trajecto em traços gerais, subsistem ainda grandes dúvidas na localização das estações intermédias. De facto, além dos caput viae, Lisboa e Braga, só temos certezas sobre a localização de Scallabis (Santarém), Conimbriga (Condeixa-a-Velha), Aeminium (Coimbra) e Cale (Porto/Gaia). Quantos às restantes estações, Ierabriga, Seilium, Talabriga e Longobriga, embora se consiga estimar a sua provável localização, ou pelo menos, a sua área de influência, o seu exacto posicionamento continua em dúvida, não havendo provas conclusivas que possam fechar em definitivo esta discussão iniciada pelos iluministas do século XVI. Permanece assim como uma das grandes questões em aberto na viação antiga do nosso país.

Desde logo, é muito provável que haja erros nos valores indicados pelo Itinerário para as distâncias intermédias, dado que a distância total indicada de 244 milhas é insuficiente para cumprir um percurso entre Lisboa e Braga que, segundo o traçado proposto, ronda as 259/260 milhas. Mas em que pontos estariam esses erros?

As dúvidas surgem logo na primeira estação para quem partia de Olisipo. Tradicionalmente, Ierabriga tem sido identificada com Alenquer, hipótese que foi sendo reforçada com a descoberta de muitos vestígios romanos no aro desta povoação (incluindo diversos miliários) que apontavam para a existência de uma estação viária nesta povoação. Apesar de ser praticamente consensual, esta identificação contraria a informação registada no Itinerário, dado que este indica 30 milhas para esta etapa quando a distância entre estes pontos ronda as 33 milhas.

Itinerário XVI – Olisipo, Ierabriga, Scallabis e Seilium, as três primeiras estações desta rota.

Ora, seguindo o percurso proposto por Loures, Alverca e Vila Franca de Xira, atingimos a milha 30 na base de um dos mais importantes povoados da margem do Tejo, o Povoado do Monte dos Castelinhos.

Aliás, sendo o topónimo terminado em briga, é muito mais provável tratar-se de um povoado pré-romano fortificado e não um povoado aberto como o assentamento romano de Alenquer.

Está localização no Povoado dos Castelinhos é também coerente com as 32 milhas indicadas no Itinerário entre Ierabriga e Scallabis, a estação seguinte. De facto, essa é a distância medida entre a base de Castelinhos e a base do morro de Santarém, o que vem reforçar este posicionamento. Neste local a via abandonava a margem do Tejo e seguia para Alenquer, de modo a evitar o vasto Paúl da Ota que seria intransitável.

Vista actual do Povoado dos Castelinhos, provável localização de Ierabriga. Na sua base passava a via Olisipo a Scallabis, a 30 milhas da primeira e 32 milhas da segunda.

Esta situação está longe de ser inédita na viação romana e é perfeitamente clara neste Itinerário, dado que a totalidade dos topónimos correspondem a povoados pré-romanos e não a estações viárias romanas. Estes povoados seriam seguramente as cabeças administrativas dos territórios atravessados pela via, continuando depois com sede das civitates do período romano, tendo em muitos casos continuidade como cabeça dos termos medievais.

O problema complica-se nas etapas seguintes, dado não ser possível ir de Santarém a Conímbriga percorrendo apenas as 66 milhas indicadas (32 + 34) quando a distância real entre estes pontos ronda as 76 milhas, sugerindo a existência de erros que suprimiram 10 milhas ao percurso. Consequentemente, a identificação de Seilium com Tomar não pode ser considerada fechada, apesar de esta proposta ser hoje praticamente unânime. De facto, admitindo que as 34 milhas indicadas a Conímbriga estariam correctas, então Seilium estaria oito milhas a norte de Tomar, o que posicionaria esta estação junto ao Castelo de Ceras, onde apareceu miliário.

Continuando o percurso, surgem novas dificuldades na determinação da localização de Talabriga. Esta estação tem sido associada ao cruzamento do Rio Vouga, atendendo à sequência de paragens, no entanto as 40 milhas indicadas a Coimbra (Aeminium) colocaria a estação a norte desse rio, dado que a distância entre o Mondego e o Vouga não ultrapassa as 34 milhas. Esta incongruência está na origem da grande discussão que se instalou em torno da localização desta estação ainda sem fim à vista, em particular porque as distâncias indicadas no Itinerário parecem invalidar a sua identificação com o povoado proto-histórico do Cabeço do Vouga como se tem pretendido.

Mais pacífica parece ser a identificação da estação seguinte, designada Langobriga, com o Castro de Fiães ou do Monte Redondo, em concordância com as 13 milhas indicadas a Cale, apesar deste assentamento estar relativamente afastado da via (cerca de duas milhas a nascente). Deste modo, o Itinerário não parece indicar propriamente as estações romanas ao longo do percurso, mas os povoados que eram cabeça dos territórios cruzados pela via.

Por último, para a etapa final entre Cale e Bracara são indicadas 35 milhas, valor que está de acordo com o percurso entre Porto e Braga pela rota da EN14, e que foi confirmado por diversos miliários (ver https://viasromanas.pt/blog/index.php/2020/06/05/via-bracara-cale/).

Depois desta visão geral sobre as principais questões ainda em aberto sobre o Itinerário XVI, vamos seguidamente analisar estes problemas em detalhe e propor possíveis soluções. Mas isso será o objecto dos próximos artigos deste blog.
Mantenham-se atentos!

St. James’ Way and the ancient road system

The recent proliferation of the so called “Camino de Santiago” (St. James’ Way), although it has its merits, is creating a distorted vision of the ancient road system by tracing indiscriminate routes all over the country without a secure historical basis. Some care in the elaboration of these routes is thus required in order to reflect the true reality of the ancient paths, instead of trying to “force” a route that is hovering here and there, vaguely in the direction of Santiago, and that in most cases has nothing to do with the ancient roads that served this pillgrimage.

Of course, one can start from any geographical point and go to Santiago, but that does not mean that the path was used for that purpose. The route used by the pilgrims would certainly be the ancient routes inherited from the Roman period (but in reality with much older origins…), and apart from a few minor variations introduced over time, these routes remained practically unchanged until the 19th century, when it was necessary to build a new road network better adapted to motorised traffic.

Now, for those departing from the current Portuguese territory, the two main access gates to Santiago would be Tui and Chaves. The first corresponds to the great S-N route from Lisbon which, like today, runs parallel to the coast passing through Santarém, Tomar, Coimbra and Porto, and then continues along the so-called “Central Way” via Barcelos to Valença. Naturally, for those coming from the Beiras region, the most direct route would be via Braga, continuing along the Bracara-Tudae road to Valença. This route aggregated various routes that crossed the River Douro respectively in Porto Antigo, Caldas de Aregos and Régua. From this last place, a route to Chaves run through the Sanctuary of Panóias and reached Chaves by crossing the heights of the Padrela Mountain, where it received another route also coming from another important crossing of the Douro River in Numão (Vesuvio/Ns. da Ribeira) that came through Carlão and Alto do Pópulo until it joined the Régua-Chaves axis near the important Roman mining exploitation of Trêsminas. From Chaves, the pilgrims would enter Galicia, heading towards Torre de Sandiás (Ourense), the station of Geminas mentioned in the XVIII Itinerary from Bracara to Asturica, an axis which crossed at this point, continuing from here to Santiago.

The prevalence of these ancient routes throughout the Middle Ages and even in much later periods makes it impossible to imagine that the route followed a “medieval route” to Santiago different from the one used in the Roman period, although here and there some variants have been introduced over the centuries. In this way, the map we present ends up being a panorama of the routes available for those who were heading to Santiago, which from any point quickly entered this ancient network of roads that practically covered whole the current Portuguese territory.

Milestone converted into Alminhas (shrine) near the Church of Ns. de Cervães (Mangualde)

The result is that although we are talking about different periods in time, the Roman and medieval roads are essentially the same physical reality. This can be seen as we travel along these roads because the great majority of the shrines, hermitages, crosses and landstones of the medieval period marking the passage of the way are positioned in accordance with the Roman mile of about 1500 m. In other words, even on the stretches where there are no milestones, it is possible to follow this marking every thousand steps which accompany the pilgrim along the route.

Milestone of Augustus on the courtyard of the Romanesque church of Rubiães, converted into a sarcophagus.

The historical density and typology of these routes has nothing to do with this multiplicity of routes that have been created towards Santiago, distorting the historical reality, taking the pilgrim away from the true immersive experience that these historical routes provide.

February 2023

“Caminhos de Santiago” e a rede viária antiga

A recente proliferação dos chamados «Caminhos de Santiago», ainda que tenha os seus méritos, está a criar uma visão distorcida da viação antiga ao traçar percursos indiscriminados um pouco por todo o país sem bases históricas seguras. Seria necessário ter algum cuidado na elaboração destes percursos de modo a reflectir a verdadeira realidade da viação antiga, em vez de “forçar” um percurso que vai atalhando por aqui e acolá, vagamente em direcção a Santiago, e que na maioria da vezes nada têm de antigo.

Claro que se pode partir de qualquer ponto geográfico e seguir para Santiago, mas isso não significa que o caminho fosse utilizado para esse fim. O caminho utilizado pelos peregrinos seria seguramente pelas velhas vias herdadas do período romano (mas na realidade com origens bem mais antigas…), sendo que para além de umas pequenas variantes introduzidas ao longo dos tempos, estas rotas mantiveram-se praticamente inalterados até ao século XIX, momento a partir do qual foi necessária construir uma nova rede de estradas mais adaptada ao trânsito motorizado.

Ora, para quem partia do actual território português, as duas principais portas de acesso a Santiago seriam Tui e Chaves. A primeira corresponde à grande rota S-N oriunda de Lisboa que tal como hoje seguia paralela à costa passando por Santarém, Tomar, Coimbra e Porto, continuando depois pelo chamado «Caminho Central» por Barcelos até Valença. Naturalmente que para vinha das Beiras o caminho mais directo seria via Braga, continuando pela via Bracara-Tudae até Valença. Este eixo viário, agregava várias rotas que cruzavam o Rio Douro respectivamente em Porto Antigo, Caldas de Aregos e Régua. Deste último local partia uma via rumo a Chaves passando junto do Santuário de Panóias e cruzando depois por alturas da Serra da Padrela, onde recebia uma uma outra via também proveniente de outro importante cruzamento do Rio Douro em Numão (Vesúvio/Ns. da Ribeira) que vinha por Carlão e Alto do Pópulo até reunir com o eixo Régua-Chaves junto da importante exploração mineira romana de Trêsminas. A partir de Chaves, os peregrinos entravam na Galiza, seguindo na direcção de Torre de Sandiás (Ourense), a estação de Geminas referida no Itinerário XVIII de Bracara a Asturica, eixo que cruzava neste ponto, continuando daqui para Santiago.

A prevalência destes trajectos antigos por toda a Idade Média e mesmo em períodos bem posteriores, inviabiliza a hipótese de o caminho seguir uma “via medieval” para Santiago diferente da utilizada no período romano, apesar de aqui ou ali terem sido introduzidas algumas variantes ao longo dos séculos. Deste modo, o mapa que apresentamos acaba por ser panorama das rotas disponíveis para quem se dirigia para Santiago, que partindo de qualquer ponto rapidamente entrava na rede geral antiga pois esta cobria praticamente a totalidade do actual território português.

Miliário convertido em Alminhas junto da Igreja de Ns. de Cervães (Mangualde)

Daqui resulta que apesar de estarmos a falar de diferentes momentos temporais, o caminho romano e medieval é no essencial a mesma realidade física. Isso mesmo se verifica ao percorrer estes eixos viários pois a grande maioria das alminhas, ermidas, cruzeiros e marcos divisórios do período medieval assinalando a passagem da via estão posicionados em concordância com a marcação miliária de 1500 m, ou seja com a chamada “milha romana”. Ou seja, mesmo nos troços onde não há miliários, é possível seguir a marcação de mil em mil passos através desses marcadores da estrada que acompanham o peregrino ao longo do trajecto.

Miliário no adro da Igreja Românica de Rubiães reconvertido em sarcófago no período Medieval

A densidade histórica e tipologia destes percursos nada tem a ver com esta multiplicidade de percursos que têm sido criados rumo a Santiago, distorcendo a realidade histórica, tirando o peregrino da verdadeira experiência imersiva que estes caminhos históricos proporcionam.

What’s a “roman road” afterall?

When we started this project in 2004, the idea was to compile the available knowledge about Roman roads in Portugal and make it accessible to everyone. Now, the best way to do that would be to publish online travel routes covering these routes, following the initial spirit of the so-called “Itinerary of Antoninus”, an essential document for the identification of Roman routes, even because at the time there was practically nothing online on the subject.

It quickly became clear that the study of the Roman road network remained buried in a mire of conjecture and great doubts not only about the route followed by the road as well as the location of the stations mentioned in the Itinerary, which actually take us to a pre-Roman reality, a fact evidenced by the large number of indigenous toponyms listed in the document as road stations (the vast majority), and in all cases we can associate then with Iron Age settlements, commonly called “castros”.

Most likely the document has its origins in the military conquest and subsequent civil wars, ending up fixing the main routes that interconnected the strategic centres, but essentially using the same routes of the Iron Age. The aim was naturally to keep control over the traffic circulating along those axes, but above all, a way to control the access to the enormous metalliferous wealth that characterises the Iberian Peninsula, whose economic value would have been the main factor behind the Roman conquest.

The following development is thus in part the continuity of that pre-Roman reality, reflecting the settlement model adopted during the Iron Age, characterised by the installation of settlements near the road axes, forcing the fortification of these settlements with thick walls, as opposed to the previous period, the Bronze Age, where preference was given to settlements on mountain peaks, far from the road and protected from potential enemies, thus dispensing with the construction of a walled enclosure. It is obviously a general framework with several exceptions.

Consequently, the so-called “Roman road” is invariably based on ancient routes of the Iron Age, but receiving many upgrades that provided a better transitability that never existed before. Thus, it would be more correct to speak of “ancient roads” than “Roman roads” since it was not exactly the Romans who designed and built the road. On the other hand, the Roman geo-strategic vision was one of maximum economic exploitation and what mattered was to ensure that the Imperial power had control of the main mining exploitations.

This is also reflected in the epigraphy related to the exploitations of Las Medulas (Ponferrada, León) and Tresminas (Vila Pouca de Aguiar), attesting in both cases a direct administrtion by the Imperial power. In fact, the strong investment carried out in the roads that departed from Braga throughout the Imperial period is the reflex of this need to control this vast mining region that extends until Asturica (today Astorga), fact that is reflected in the great number of milestones of different emperors registered in these roads that connected the heads of the convents Lucencis (Lugo), Bracarensis (Braga) and Asturicensis (Astorga).

Apart from these roads, which are exceptional even in the Roman context, all the others have only a few milestones, much more spaced, marking important points of the route, namely road stations. The existence of remains of structures attributable to the Roman period in these locations indicate the presence of a road establishment to support travelers. This more spaced marking compared to the northwestern peninsular routes is reflected in the smaller number of known milestones south of the Douro. For example, in the Algarve, one of the most “Romanised” regions of the country, only one milestone is known, and even this one has singular characteristics that set it apart from the others found in Portugal.

The other relevant aspect in the interpretation of the itineraries is that it is not a compilation of routes as it has been claimed (in fact, the designation “Vias” was applied in one of the medieval copies, as well as the numbering), but instead these are itineraries, interconnecting the maximum number of relevant points, providing the travellers with a summary of the main routes and the respective intermediate distances. Thus when it is said that there were three ways to Merida, one through Évora, another one through Alter do Chão and another one closer to the Tagus (the so called Via XII, XIV and XV, respectively), we don’t really have three ways to Merida, but three different itineraries, which use independent stretches of roads, forming a great route.

In fact, everything indicates that the main route would be the variant through Alter do Chão, both because it is the shortest route and because it has received several improvements, including the construction of major engineering works such as the Roman bridge of Vila Formosa. Thus, everything indicates that this would be the great route that linked Mérida to the Tejo River, forming a route with caput viae in Santarém and Mérida.

The choice of Mérida for capital of the Lusitânia is surely related with the crossing here of the Guadiana, being therefore this way that allowed the shortest connection of Mérida to the sea, linking this crossing of the Guadiana to the mouth of the Tejo River.

The foundation of Portugal as independent nation and the consequent border disputes with the Kingdom of Spain eventually dictated the slowing down of some of the great trade routes of antiquity, but apart from these forced changes, the Roman road network remained in use for centuries to come and contrary to what has been said it did not completely disappear from the landscape (following the old myth that all Roman roads were paved), but remains in use now as municipal roads or agricultural paths, despite the attacks it has suffered during the last century.

On the contrary, what we see on the ground is a great resilience of these millenary paths, whether they are transformed into modern roads or as almost imperceptible paths on the top of the mountains. Their natural, patrimonial and historical value will eventually come to the surface, which will induce a rehabilitation of these paths, creating an alternative future for these paths that can take them out of the current oblivion.

Map of the main Roman roads in Portugal and respective stations (@pedro.soutinho)

Mas afinal o que é a via romana?

Quando iniciamos este projecto, a ideia era compilar o conhecimento disponível sobre viação romana e torná-lo acessível a todos. Ora, a melhor maneira de o fazer seria publicar online roteiros de viagem percorrendo estas vias, seguindo o espírito inicial do chamado “Itinerário de Antonino”, um documento essencial para a identificação dos trajectos romanos, até porque à época não existia praticamente nada online sobre o tema.

Rapidamente se tornou claro que o estudo da viação romana permanecia enterrado num lamaçal de conjecturas e de grandes dúvidas não só sobre o traçado da via como sobre as localização das estações mencionadas no Itinerário que na verdade. nos remetem para uma realidade pré-romana, facto evidenciado pelo grande número de topónimos indígenas listados no documento como estações viárias (a larga maioria), sendo em todos os casos podemos associa-las a povoados da Idade do Ferro, vulgarmente chamados de “castros”.

É provável que o documento tenha origens na conquista militar e subsequentes guerras civis, acabando por fixar as principais rotas que interligavam os centros estratégicos do domínio romano utilizando as mesmas rotas da Idade do Ferro. O objectivo era naturalmente exercer esse domínio controlando o trânsito que circulava nesses eixos, mas acima de tudo, uma forma de controlar o acesso à enorme riqueza metalífera que caracteriza a Península Ibérica, cujo valor económico estará na origem da conquista romana.

O desenvolvimento que se seguiu é assim em parte a continuidade dessa realidade pré-romana, reflectindo o modelo de povoamento adoptado durante a Idade do Ferro, caracterizado pela instalação de povoados nas proximidade dos eixos viários, obrigando à sua fortificação com grossas muralhas, ao contrário do período anterior, a Idade do Bronze, onde se dá preferência por assentamento nos picos dos montes, longe da estrada e protegidos de potenciais inimigos, dispensando por isso a construção de um recinto amuralhado. Trata-se obviamente um quadro geral onde cabem várias excepções.

Consequentemente , a chamada “via romana” assenta invariavelmente sobre antigos percursos da Idade do Ferro, sofrendo posteriormente diversos benefícios que viriam acrescentar uma transitabilidade que não possuía antes. Assim, seria mais correcto falar em “vias antigas” ou “milenares” do que “vias romanas” dado que não foram propriamente os romanos que traçaram e construíram a estrada . Por outro lado a visão geo-estratégica romana era de máxima exploração económica e o que interessava era assegurar o controlo por parte do poder Imperial das principais explorações mineiras.

Esta constatação está reflectida também na epigrafia relacionada com as importantes explorações de Las Medulas (Ponferrada, León) e Trêsminas (Vila Pouca de Aguiar), evidenciando em ambos os casos um controlo directo destas explorações por parte do poder Imperial. Aliás, o forte investimento levado a cabo nas vias que partiam de Braga ao longo de todo o período Imperial é bem o reflexo dessa necessidade de exercer controlar esta vasta região mineira que se estende até Asturica, facto reflectido no grande número de miliários de diferentes imperadores registados nestas vias que interligavam as sedes dos conventos Lucencis, Bracarensis e Asturicensis.

Fora estas vias, em tudo excepcionais, mesmo no contexto romano, todas as outras não contam mais do que uns quantos miliários, bastante mais espaçados, assinalando pontos importantes do percurso, nomeadamente estações viárias. A existência de restos de estruturas atribuíveis ao período romano nestes locais indiciam a presença de um estabelecimento viário para apoio aos viandantes. Esta marcação mais espaçada face às vias do noroeste peninsular é reflectida no menor número de miliários conhecidos a sul do Douro. Por exemplo em todo o Algarve, uma das regiões mais “romanizadas” do país, apenas se conhece um miliário, e mesmo este tem características singulares que o destacam dos demais encontrados em território nacional.

O outro aspecto relevante na interpretação dos itinerários é que não se trata de uma compilação de vias como se tem afirmado (na verdade, a designação de “Vias” foi aposta numa das cópias medievais, assim como a numeração), mas sim de grandes rotas, interligando o máximo número de pontos relevantes, fornecendo aos viandantes uma súmula dos principais trajectos e das respectivas distâncias intermédias. Assim quando se diz que havia três vias para Mérida, uma por Évora, outra por Alter do Chão e outra mais junto ao Tejo (as chamadas Via XII, XIV e XV, respectivamente), não temos propriamente três vias rumo Mérida, mas três itinerários diferentes, que vão utilizando troços de vias independentes, formando uma grande rota.

Aliás, tudo indica que o trajecto principal seria a variante por Alter do Chão quer por ser o traçado mais curto quer pelo facto de esta ter recebido diversos melhoramentos, nomeadamente com a construção de grandes obras de engenharia como a Ponte Romana de Vila Formosa. Assim, tudo indica que esta seria a grande via que ligava Mérida ao Rio Tejo, formando uma via com caput viae em Santarém e Mérida. Notar também que a escolha de Mérida para capital da Lusitânia está seguramente relacionada com o facto de aqui fazer-se o cruzamento do Guadiana, sendo portanto esta via que permitia a ligação mais curta de Mérida ao mar, ou sejam entre esta travessia do Guadiana e o Tejo, com os seus portos fluviais dispostos ao longo das suas margens e aproveitando o vasto estuário da boca do rio, aceder à rota marítima para o Mediterrâneo.

A formação de Portugal e as consequentes disputas fronteiriças com o Reino de Espanha acabaram por ditar o abrandamento de algumas das grandes rotas comerciais da antiguidade, mas para além destas alterações forçadas, a rede viária romana permanece em utilização pelos séculos vindouros e ao contrário do que se tem dito não desapareceu completamente da paisagem (seguindo o velho mito de que todo trajecto romano era lajeado), mas permanece em utilização agora como estradas municipais ou caminhos agrários, apesar dos atentados que tem sofrido durante a última centúria.

Pelo contrário, o que se verifica no terreno é uma grande resiliência destes trajectos milenares seja transformados em estradas modernas seja como caminhos já quase imperceptíveis nos altos das serras, e o seu valor natural, patrimonial e histórico acabará por vir à superfície o que irá induzir uma reabilitação destes trajectos, criando para estes caminhos um futuro alternativo que os possa retirar do actual oblivium. 

Mapa Viário Romano com os principais eixos e respectivas estações de paragem (@pedro.soutinho)

The crossing of the River Alva at the Mucela Bridge

One of the main itineraries that crossed the portuguese territory had origin in the city of Conímbriga, crossing the «Beira Alta» region towards the river Douro, passing in Bobadela, Celorico da Beira (where it crosses the Mondego River), and through the territory of the Civitas Aravorum (Marialva), linked to important crossings of the Douro, one in Quinta de Vesúvio/Sra. da Ribeira and another on Monte Meão/Foz do Sabor (and not for Salamanca as had been said).

This itinerary has been associated to the so called “Estrada da Beira” (Beira Road) that starts in the city Coimbra and links to Celorico da Beira, but the direction of this route clearly indicates that its origin was in Conímbriga and not in Coimbra. A possible branch connecting to Coimbra, although not impossible, does not seem feasible, since the derivations of the route connect not to Coimbra but to fluvial ports in the Mondego (namely Porto da Raiva and Penacova). Although there are tracks on the other bank, these seem to be heading northwest and not towards Coimbra, which further weakens this hypothesis. Inevitably, these tracks end up crossing the route coming from Viseu towards Coimbra, and thus can follow this way that city, but the various inflections in the way are not consistent with the existence of an independent track linking Coimbra to Bobadela.

If there are doubts about the final destinations of the road, the place where the road crossed the River Alva is unanimous, pointing to the area of «Ponte da Mucela», a traditional crossing point since the Middle Ages. In the book Monarquia Lusitana, Fray Francisco Brandão transcribes an inscription that was placed on the medieval bridge, commemorating its construction in 1295, during the reign of King Dinis. However, the identification of some Roman stones that were reused in the medieval construction supports the hypothesis of an earlier Roman bridge, perhaps further downstream, near the Roman settlement of Moura Morta, where the crossing is much easier.

Changes introduced to the route Via Conímbriga – Bobadela at the crossing of the Alva River (red line), near the Roman settlement of Moura Morta and crossing of «Serra do Bidueiro» near the megalithic «mamoa» of S. Pedro Dias.

The settlement is located on a meander of the River Alva, which surrounds the settlement on all sides but the southern side, from where the site was accessed. However, the strong cliffs on the other bank make it impossible to cross at the base of the settlement. However, between this place and the bridge, there is a more favourable area to cross the river, taking advantage of a hump that exists there to start the ascent of the hillside in gentle steps. In fact, the passage through this area might not even require the construction of a bridge, in which case, the Roman ashlars  could have come from the village of Moura Morta itself, which is only about 1 km from the current bridge.

But independently of the question if the existence of a Roman bridge, everything points for the crossing here of the river for the reasons explained above and also because this tracing is in line with the mile sequence between Conímbriga and Bobadela. In fact, the distance from Conímbriga to the Alva River through the proposed route totals 29 miles (typical value between stages), and the 27th mile points to the top of the mountain gateway of Serra do Bidueiro, next to megalithic monument called «Mamoa of S. Pedro Dias» (a pilgrimage to this site takes place everyear), showing once again the great antiquity of this route, at least as a footpath.

This correction also allows us to match the sequence of miles with the only known station in this route, located in Eira Velha (unfortunately recently destroyed by the construction of the Coimbra-Tomar section of the A13 highway, another avoidable destruction of Roman structures next to the road), which is located 22 miles from Rio Alva and seven miles from Conímbriga. This track continued westwards until the town of Soure (eventually a river port of the Mondego), where a milestone was found.

Regarding milestones, there are only three on this route, all of them found near Seia, at the crossing with another major road, the route from Viseu to São Romão castrum (c. Seia), so we do not know for sure which of the two routes was marked by milestones.

The only one that still keeps part of the inscription is from Imperor Maximiano, indicating XXI miles, a distance compatible with Bobadela and Celorico da Beira, but which seems more appropriate to the latter, in this case marking the distance to the Mondego River. It is currently located in the garden of a rural tourism house in Paços da Serra. Recently, another milestone (anepigraphic) was identified near the Santa Comba cemetery, which is most probably in situ, and is therefore decisive to adjust the milestone sequence. The third one was identified nearby, in the village of Vila Chã, and it was reused as support of a balcony of a house, whose morphology and proximity to Santa Comba supports the hypothesis that it is in fact another milestone of this route.

Returning to the crossing of the Alva river at Mucela, the Moura Morta site does not have any sign of a previous Iron Age occupation, which means that it was established by the romans, eventually to control this passage (possibly a statio). However, until the settlement is excavated, nothing more can be added.

O cruzamento do Rio Alva na Ponte da Mucela

Um dos grandes itinerários que cruzava o nosso território tinha origem em Conímbriga e cruzava a Beira Alta rumo ao Rio Douro, seguindo por Bobadela, Celorico da Beira (onde cruza o Mondego), seguindo depois por Mêda Civitas Aravorum, bifurcando para duas importantes travessias do Douro, na Quinta de Vesúvio/Sra. da Ribeira e Monte Meão/Foz do Sabor ( e não para Salamanca como é comum afirmar-se).

Este itinerário tem sido associado à chamada “Estrada da Beira” que partia de Coimbra rumo a Celorico da Beira, mas directriz deste trajecto aponta claramente para que sua origem estivesse em Conímbriga e não em Coimbra. Um possível ramal ligando a Coimbra, ainda que não impossível, não parece viável, sendo que as derivações da via ligam a portos fluviais no Mondego (nomeadamente Porto da Raiva e Penacova), podendo o restante percurso até Coimbra ser por via fluvial. Ainda que haja caminhos na outra margem, estes parecem dirigir-se para noroeste e não para Coimbra, o que fragiliza ainda mais esta hipótese. Estes acabam inevitavelmente por ter de cruzar a via proveniente de Viseu rumo a Coimbra, podendo seguir por esta até essa cidade, mas as diversas inflexões do percurso não se coadunam com a existência de uma via independente ligando Coimbra a Bobadela.

Se existem dúvidas no destino final da estrada, o local onde estrada cruzava o Rio Alva recolhe unanimidade, apontando para a área da Ponte da Mucela, tradicional ponto de passagem desde a Idade Média. No Monarquia Lusitana, o Fr. Francisco Brandão transcreve uma inscrição que estava colocada na ponte medieval, comemorando a sua construção no ano de 1295, durante o o reinado de D. Dinis. No entanto, a identificação de alguns silhares romanos reutilizados na construção medieval, permitia sustentar a hipótese de uma ponte romana anterior, talvez mais a jusante, próximo do povoado romano da Moura Morta, onde a travessia é bem mais facilitada.

Alterações introduzidas no traçado da Via Conímbriga – Bobadela na travessia do Rio Alva (linha vermelha), junto ao povoado romano de Moura Morta e a Serra do Bidueiro junto da mamoa de S. Pedro Dias.

O povoado assenta num meandro do rio Alva que rodeia o assentamento por todos lados menos do lado sul, por onde se acedia ao local. Contudo, as fortes arribas na outra margem inviabilizam a passagem junto ao assentamento. No entanto, entre este e a ponte, existe uma zona mais favorável ao cruzamento do rio, aproveitando depois uma lombada que ali existe para iniciar a ascensão da encosta em suaves patamares. Aliás a passagem neste local poderia até não exigir a construção de uma ponte, sendo que nesse caso, os silhares romanos poderão ter vindo do próprio povoado de Moura Morta que dista apenas cerca de 1 km da ponte actual.

Mas independentemente da questão se haveria ponte romana ou não, tudo indica que a travessia seria neste local pelas razões apontadas e também porque este traçado vem acertar a marcação miliária entre Conímbriga e Bobadela. De facto, a distância medida de Conímbriga ao Alva pelo percurso proposto totaliza 29 milhas (valor típico entre etapas), sendo que a milha 27 corresponde ao alto da portela da Serra do Bidueiro, onde se regista um monumento megalítico, a mamoa de S. Pedro Dias (local de romaria em torno da capela ali existente), evidenciando mais uma vez a grande antiguidade deste trajecto, pelo menos como caminho de pé-posto.

Esta correção permite também acertar a marcação miliária com a única paragem comprovada arqueologicamente no percurso entre o Alva e Conímbriga, a estação viária romana da Eira Velha (infelizmente recentemente destruída pela construção do troço Coimbra-Tomar da A13, em mais um atentado perfeitamente evitável), localizada a 22 milhas do Rio Alva e a sete milhas de Conímbriga. Esta via continuava para ocidente até Soure (possível cais fluvial do Mondego), onde apareceu um miliário.

A propósito de miliários, nesta via não se contam mais que três marcos, todos identificados nas proximidades de Seia, assinalando, aliás, o cruzamento com outro grande eixo viário, a via oriunda de Viseu que ligava ao Castro de São Romão (c. Seia), criando dúvidas sobre qual destas estradas seria assinalada por estes marcos.

O único que ainda mantém parte da epígrafe é de Maximiano e indicada XXI milhas, distância compatível com Bobadela e, mais ainda, com Celorico da Beira, que nesse caso, indicaria a distância ao Rio Mondego. No entanto, não podemos excluir a hipótese deste marco indicar a outra rota para Viseu, sendo que as 21 milhas são compatíveis com a distância daqui à travessia do Rio Dão na Ponte Romana de Alcafache. Actualmente encontra-se deslocado no jardim de uma casa de turismo rural em Paços da Serra. Recentemente foi identificado uma outro miliário (anepígrafo) junto do cemitério de Santa Comba que estará muito provavelmente in situ pelo que é decisivo par ao acerto da marcação miliária desta via. O terceiro foi identificado ali próximo, em Vila Chã, reutilizado como suporte de uma varanda de uma casa da aldeia, cuja morfologia e proximidade a Santa Comba sustenta a hipótese de se tratar de outro miliário.

Voltando à travessia do Alva na Mucela, o sítio da Moura Morta não apresenta ocupação da Idade do Ferro pelo que se trata de uma estabelecimento de fundação romana para apoio e controlo da via (eventualmente uma statio). No entanto, enquanto não houver um escavação do povoado nada mais se pode acrescentar.

The Bracara-Asturica Itinerary through «Gerês»

This itinerary from Braga to Astorga (Via XVIII of the Itinerary of Antonino) integrates one of the best preserved stretches of the route in Portugal, crossing the Serra do Gerês (where it is called “Geira”), heading towards Galicia through Portela do Homem. The Portuguese part is relatively well studied, with a consolidated route based on the great number of existing milestones, but in the Spanish part there are still great uncertainties, both in the actual route chosen and the location of the intermediate stations. In the attempt to clarify the route to Astorga, and applying the methods developed for the survey of the Portuguese part, we propose the following solution.

Tracing of the XVIII itinerary of Antonino with the respective stopping stations.

The problem is centred in the distances between stages that do not match the distance measured on the ground. Summing all the stages we get 218 miles, however the total distance indicated in the itinerary is 215 miles, a divergence never fully explained and which opens the possibility of errors in the miles indicated in one or more stages. If for Aquis Originis and Aquis Querquennis there seems to be no doubt in their location respectively at Banhos do Rio Caldo and Baños de Bande, from there on the doubts grow. According to the Itinerary, the next station, Geminas, is located 16 miles from
Aquis Querquennis but following the route (confirmed by milestones), this value is insufficient to cover the distance between Baños de Bande and Castrum of Torre de Sandiás, the most likely location of this station. This difference is also confirmed by the milestones found nearby since the milestone of Casasoá indicates 73 miles to Braga, a value in accordance with the milestone count. Thus, we would have to correct the 16 miles indicated for this stage for the 17 measures, making a total of 70 miles to Braga.

The location of the following stations is still under great discussion and no consensual solution is in sight. The proposals of Rodriguez Colmenero (et al. 2004) continue to be the basis of what is written on the subject, maintaining the great confusion installed by launching the theory of different values of mileage that supposedly would be used in different stretches of track, depending on the characteristics of the terrain. This was an attempt to justify the various inconsistencies in the proposals presented, creating a deadlock that remains to this day. Later studies came to dismantle this thesis because the only measure verified on the ground corresponds to the so-called “classic” mile, which is around 1500m.

The clear excess of miles in this itinerary, making it necessary to place two stations very close to each other seemed to make the hypothesis of an error in the miliary counting much more likely.

Continuing the route, Salientibus could be in Vigueira de Abaixo (milestones), 18 miles from Geminas (Torre de Sandiás). Consequently, the next station, Praesidio, would be 18 miles ahead, distance which puts this station in Pobra de Tivres, in a strategic place since it was located between the two main Roman bridges, Ponte Navea and Ponte de Bibei (this one still standing!). After crossing the Bibei river, the route ascended to Larouco and from here, headed to Ponte da Cigarossa (also presenting Roman foundations) where Nemetobriga should be located. The recent discovery in 2022 of a milestone of Nero during works near the bridge, reconfirms the passage of the XVIII Itinerary in this place, which is exactly 120 miles away from Braga (meanwhile the milestone was placed in its probable original location at the bridge entrance).

The main problem lies in the next stage, between Nemetobriga and Foro, for which the Itinerary indicates the distance of 19 miles. However, this value seems too high since adding up all the stages until Bergido (undoubtedly located in Castro Ventosa, west of Cacabelos), we get a total of 50 miles (19+18+13), a value that greatly exceeds the distance between Cigarrosa Bridge and Castro Ventosa which is no more than 39 miles.

This difference of 11 miles must be justified by an error in the Itinerary. Now, analyzing the intermediate distances, everything indicates that this error can only be in the Nemetobriga to Foro leg that should be corrected to 8 miles (possible confusion between the numerals XVIIII and VIII). In this way, we reach the Foro station near the so-called villa of San Salvador in the place of Proba in Barco de Valdeorras. The site was excavated and then reburied, but it was found to be a vicus viarum, located next to the via, where a milestone also appeared. A votive inscription placed by a member of the VII Gemini Legion reinforces the passage of the Roman road here.

The distances to the following stations seem to be correct, with Gemestario located 18 miles from Foro and 13 miles from Bergido, a position which corresponds to the Alto da Portela de Aguiar in a mountain range called Sierra de Encina da Lastra, which defines de geographical border between the provinces of Galicia and Asturias. From here, the route descends to the valley of the river Sil and continues straight up to the Ventosa castrum, where it joins the Lugo-Astorga road. Here it curves eastwards for another twenty miles to Interamnio Fluvio or Intereraconio Flavio (different spellings of the same station), most probably located close to Bembibre, next to the junction of the rivers Noceda and Boeza, a position that fits a name as “Interamnio Fluvio“.

From Bembibre the route follows more 30 miles up to Astorga, passing Ribeira de Folgoso, Torre del Bierzo, San Juan de Montealegre, Manzanal del Puerto and Brimeda, a route marked by several milestones.

Thus, the survey of the route and the milestone sequence points to the following proposal for the location of the stations: Salientibus (Vigueira de Abaixo, XVIII), Praesido (Pobra de Trives, XVIII), Nemetobriga (Ponte da Cigarrosa, XIII, 120 miles to Braga), Foro (VIII, Pobra de Barco), Gemestario (Alto da Portela de Aguiar, XVIII) and Bergido (Castro Ventosa, Cacabelos, XIII), See route description here.

https://viasromanas.pt/#via_nova

O Itinerário Bracara-Asturica pela Serra do Gerês

Este itinerário de Braga a Astorga (Via XVIII do Itinerário de Antonino) integra um dos troços melhor preservados da via em Portugal, cruzando a Serra do Gerês (onde é designada por “Geira”), rumo à Galiza pela Portela do Homem. A parte portuguesa está relativamente bem estudada, com percurso consolidado baseado no grande número de miliários existentes, mas na parte espanhola subsistem ainda grandes incertezas, quer no seu traçado quer na localização das estações intermédias. Na tentativa de aclarar o percurso até Astorga, e aplicando os métodos desenvolvidos para o levantamento da rede na parte portuguesa, propõe-se a seguinte solução.

Traçado do itinerário XVIII de Antonino com as respectivas estações de paragem.

O problema centra-se nas distâncias entre etapas que não casam com a distância medida no terreno. Somando todas as etapas obtemos 218 milhas, no entanto a distância total indicada no itinerário é de 215 milhas, divergência nunca cabalmente explicada e que abre a possibilidade de existirem erros nas milhas indicadas em uma ou mais etapas. Se para Aquis Originis e Aquis Querquennis não parece haver dúvida na sua localização respectivamente a Banhos do Rio Caldo e Baños de Bande, a partir daí as dúvidas crescem. Desde logo, a estação seguinte, Geminas, estaria segundo o Itinerário a 16 milhas, mas fazendo o percurso (confirmado por miliários) verifica-se que esse valor é insuficiente para atingir o Castro de Torre de Sandiás, a sua mais que provável localização. Essa diferença é aliás confirmada pelos miliários encontrados nas proximidades dado que o miliário de Casasoá indica 73 milhas a Braga, valor em conformidade com a contagem miliária. Deste modo, haveria que corrigir as 16 milhas indicadas para esta etapa para as 17 medidas, perfazendo um total de 70 milhas a Braga.

A localização das estações seguintes continua em grande discussão sem vislumbre de consenso. As propostas de Rodriguez Colmenero (et al. 2004) continuam a ser a base do que se escreve sobre o tema, mantendo a grande confusão instalada ao lançar a teoria dos diferentes valores de milha que supostamente seriam utilizadas em diferentes troços da via, em função das características do terreno. Tentava-se assim justificar as várias incoerências nas propostas apresentadas, criando um impasse que permanece até hoje. Estudos posteriores vieram desmontar esta tese porque a única medida verificada no terreno corresponde à milha dita “clássica” que ronda os 1500 m. O claro excesso de milhas neste itinerário (obrigando a colocar duas estações muito próximas um da outra) parecia tornar a hipótese de haver erro na contagem miliária muito mais verosímil.

Continuando a contagem, Salientibus poderia estar em Vigueira de Abaixo onde há miliários e era vencida a milha 18 a Geminas (Torre de Sandiás). Consequentemente, a estação seguinte, Praesidio,  estaria 18 milhas adiante, distância que coloca esta estação próximo de Pobra de Tivres, um local estratégico dado que se encontra entre as grandes pontes de construção romana designadas por Ponte Navea e Ponte de Bibei (esta ainda pé!), a cerca de 3 milhas desta última.

Depois de cruzar o Rio Bibei ascendia a Larouco e daqui seguia em direcção à Ponte da Cigarossa (também com alicerces romanos) onde se deveria localizar Nemetobriga. A recente descoberta em 2022 de um miliário de Nero (?) durante umas obras junto à ponte, vem reconfirmar a passagem do Itinerário XVIII neste local que se encontra a exactamente 120 milhas de Braga (entretanto o marco foi colocado no seu provável local original à entrada da ponte).

O principal problema encontra-se na etapa seguinte, entre Nemetobriga a Foro, para a qual o Itinerário indica a distância de 19 milhas. Ora, este valor parece demasiado elevado dado que somando todas as etapas até Bergido (sem dúvida localizado no Castro Ventosa, a oeste de Cacabelos), obtemos um total de 50 milhas (19+18+13), valor que excede largemente a distância entre a a Ponte da Cigarrosa e o Castro Ventosa que não se contam mais que 39 milhas.

Esta diferença de 11 milhas tem de ser justificada por um erro no Itinerário. Ora, analisando as distâncias intermédias, tudo indica que esse erro só pode estar na etapa de Nemetobriga a Foro que deverá ser corrigida para 8 milhas (ainda que seja difícil explicar a troca do numeral VIII por XVIIII). Deste modo, atingimos a estação de Foro junto da chamada villa de San Salvador no lugar da Proba em Barco de Valdeorras. O sítio foi escavado e logo enterrado novamente, mas apurou-se que se trata de um vicus localizado junto da via, onde aliás apareceu um miliário. Uma inscrição votiva colocada por um membro da VII Legião Gémina reforça o carácter viário do local.

As distâncias das estações seguintes parecem estar correctas, com a Gemestario localizada a 18 milhas de Foro e a 13 milhas de Bergido, posição que corresponde ao Alto da Portela de Aguiar na Serra da Encina da Lastra que serve de divisão geográfica entre as províncias da Galiza e Astúrias. Daqui desce ao vale do rio Sil seguindo reto até ao castro Ventosa, onde entronca na via Lugo-Astorga. Aqui inflectia para leste, seguindo por mais vinte milhas até Interamnio Fluvio ou Intereraconio Flavio (diferentes grafias da mesma estação), possivelmente localizada em Bembibre, junto da confluência dos rios Noceda e Boeza, posição mais adequada ao topónimo Interamnio Fluvio (entre os dois rios).

De Bembibre seguia por mais 30 milhas até Astorga, passando em Ribeira de Folgoso, Torre del Bierzo, São João de Montealegre, Manzanal del Puerto e Brimeda, trajecto que é assinalado por diversos miliários.

Deste modo, o levantamento do percurso e da sequência miliária aponta para a seguinte proposta de localização das estações: Salientibus (Vigueira de Abaixo, XVIII), Praesido (Pobra de Trives, XVIII), Nemetobriga (Ponte da Cigarrosa, XIII, 120 milhas a Braga), Foro (VIII, Pobra de Barco), Gemestario (Alto da Portela de Aguiar, XVIII) e Bergido (Cacabelos, XIII), Ver do percurso aqui.

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