O «Carril Mourisco» e outras vias

Tem havido um interesse crescente num caminho histórico habitualmente designado por Carril Mourisco que percorre o planalto Mirandês. Trata-se de uma via antiga percorrida pelos almocreves até aos inícios do século XX que foi registada em 1915 pelo Pe. Francisco Manuel Alves (mais conhecido por Abade de Baçal) com base em notas do Major Celestino Beça, aventando a possibilidade da estrada recuar ao período romano (Alves, 1915). Por consequência o caminho viria a ser assinalado como “Antiga Via Romana” no respectivo mapa militar, curiosamente a única vez que isso acontece em toda a série M888. Sande Lemos viria a publicar o trajecto (LEMOS 1993, p. 299) e mais recentemente foi feito o respectivo levantamento topográfico (LIMA et al., 2015). No entanto, subsistiam algumas dúvidas no seu trajecto após a passagem por Brunhosinho, dúvidas essas que finalmente conseguimos esclarecer, e que vieram clarificar a rede viária na região.

O Carril Mourisco integrava um grande itinerário com origem em Compleutica (estação da via Chaves-Astorga situada em Figueruela de Arriba) que seguia rumo ao Rio Douro por San Vitero, entrando no actual território português pela Cruz de Canda em Cicouro. A partir daqui o seu percurso é descrito pelo Abade de Baçal cruzando o planalto Mirandês nos actuais concelhos de Miranda do Douro e Mogadouro. As dúvidas colocadas por diversos autores posteriores sobre a cronologia da estrada tem de certa forma ocultado a sua importância na rede viária romana, dúvidas entretanto desfeitas pela recente identificação de um miliário no percurso do «Carril Mourisco» que está actualmente no apeadeiro de Urrós, junto do Café Ramiro, mas que teria vindo de um curral da freguesia de Brunhosinho.

Imagem do miliário de Urrós retirada do Google Street View

Apesar de anepígrafo, não temos dúvidas de que se trata efectivamente de um miliário romano atendendo à sua base quadrangular e dimensões, (re)confirmando a passagem da via ao longo da linha férrea rumo ao nó viário de Brunhosinho, local da maior importância pois daqui partiam ramais de ligação a Penas Roias e Mogadouro, enquanto o Carril inflectia o seu percurso para sul rumo a Barca Dalva. Este nó viário é assinalado por várias mamoas sobre a designação de conjunto megalítico da Pena Mosqueira, evidenciando o carácter viário destes monumentos, fazendo recuar as origens deste traçado ao Neolítico Final (!).

Segundo a nossa proposta, a marcação miliária do Carril no apeadeiro de Urrós corresponde à milha 45, contadas a partir de Compleutica. No entanto, como o miliário veio das proximidades de Brunhosinho, é mais provável que o seu ponto original de implantação fosse na milha seguinte que corresponde ao local onde a via cruza o IC5 (41°22’7.42″N, 6°30’40.42″O). Por sua vez, a distância deste local ao Douro é de cerca de 40 milhas pelo que este poderia ser o valor indicado pelo marco (dado ser um valor habitual entre etapas de uma jornada), dando assim preciosa informação aos viandantes. Da milha seguinte (39) partia o referido ramal para Penas Roias, atingindo a oitava milha junto do sítio romano da Fonte do Sapo (junto ao cemitério), que assim deverá corresponder a um estabelecimento viário tipo mutatio. Voltando ao Carril, a milha seguinte era atingida junto da mamoa 3 da Pena Mosqueira, e a seguinte milha era atingida junto da mamoa 2, considerada o maior e mais importante dos quatro monumentos do grupo da Pena Mosqueira. Este local é muito relevante porque aqui era o ponto onde o Carril Mourisco inflectia a sua direcção para sul rumo a Barca Dalva, e também porque daqui o partia um outro ramal que ligava a Mogadouro, também localizada a oito milhas.

Nó viário da Pena Mosqueira, mostrando a passagem do Carril Mourisco em Urrós e o local de cruzamento da IC5 que poderia ser o local original do miliário, 40 m.p. do Douro e 46 de Compleutica. Os traçados a azul correspondem aos ramais de ligação a Penas Roias e Mogadouro a partir das mamoas da Pena Mosqueira. Em Vila de Ala o Carril confluía com a via norte-sul que ligava Babe a Vila de Ala.

Da Pena Mosqueira, o Carril seguia a noroeste da aldeia de Tó, passando nos topónimos « Pinhal de Brunhozinho», «Lagoa de Thó» e «Pontão de Thó», tal como indicado por Celestino Beça (Alves, 1915, p. 7) e não por Variz como anteriormente proposto (LIMA et al., 2015, p. 58). Na entrada norte desta povoação existe um cruzeiro que assinala o local da marcação miliária, ou seja, 32 milhas ao Douro. Notar que são oito milhas daqui ao miliário, sugerindo que aqui existiria mutatio, hipótese muito reforçada pelo facto de este ser o ponto onde o «Carril» confluía noutro importante itinerário, também com origem na via Chaves-Astorga, mas que partia da estação viária de Babe (da mutatio do Sagrado), seguindo por Vimioso e pela velha Ponte de Algoso até Vila de Ala, percorrendo também cerca de 46 milhas, curiosamente (ou talvez não), o mesmo valor verificado para o miliário de Brunhosinho a Compleutica. O traçado desta última via foi finalmente identificado em todo o seu percurso que passa a estar descrito aqui, sendo também incluído na nova versão do Mapa de Vias (ver 5.0).

Traçado das duas vias que confluíam em Vila de Ala rumo ao Douro (in viasromanas.pt/vr_map.html).

Descrição dos Itinerários:
Via de Compleutica a Barca Dalva (Carril Mourisco)
Via de Babe a Vila de Ala

Bibliografia:
ALVES, Pe. Francisco Manuel (1915) – “Estudos arqueológicos do Major Celestino Beça – A estrada militar romana de Braga a Astorga por Bragança”. OAP Vol. XX, 74-106.
LEMOS, F. Sande (1993) – “Povoamento Romano de Trás-os-Montes Oriental”. Braga: Universidade do Minho. Tese de Doutoramento.
LIMA, A.C. et all. (2015) – “O Carril Mourisco. O traçado romano de uma grande rota contemporânea”. In Côavisão, 17, 54-79.